Mostrar mensagens com a etiqueta aspirar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta aspirar. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

A máquina de lavar roupa...

A máquina de lavar roupa... 

Para quem não sabe, até sou bastante desenrascado na maior parte das coisas que favorecem uma existência agradável a mim mesmo. Refiro-me, claro às "lides domésticas".

Obviamente, estou a falar dos mínimos que permitem a minha sobrevivência, nada mais do que isso. Mas sim, sei aspirar, tratar da loiça, cozinhar, limpar o pó... Mas vamos por partes.

Aspirar até chega a ser engraçado. Ver o lixo a ser sugado pelo cano acima até tem o seu "quê" de curioso. Faz-se a coisa assim "às 3 pancadas" e está impecável!

Lavar o chão também é fácil. No fim, ficam sempre aqueles "espaços em branco", áreas em que a esfregona não passou (mas, afinal, o espaço e tempo são relativos... não sei se tem alguma coisa a ver).

A loiça, já é mais trabalhoso. No meu caso, existe sempre uma questão que não consigo resolver. É o seguinte: imaginem uma máquina cheia de loiça lavada. Segundo a mente feminina, a loiça deveria de ser arrumada, imediatamente. A meu ver, este ponto não está claro. Porquê? Porque dentro da máquina também está tudo arrumadinho!!! Ou não??? E é menos o esforço de estar a tirar tudo, a arrumar nos "locais correctos" e depois voltar a ir a esses locias quando for preciso. Assim, está ali na máquina e é ir lá à medida que for preciso.
Ok, tem um inconveniente: é que a loiça suja não pode ir directamente para a máquina e fica a acumular no lava-loiça... e? É só definir bem o ponto em que ainda temos a loiça lavada (e arrumada) na máquina e o pnto em que já não é admissível ter loiça suja no lava-loiça. Certo, mas aqui já só temos uma percentagem muito reduzida de loiça lavada para arrumar. 
Mas pronto, deixem as vossas opiniões. 

Quanto ao pó, apenas uma breve referência: o que não dá para "dar um jeito" com o aspirador, vai de pano amarelo e aquele spray que até deixa um cheirinho. E sim, nós rapazes deitamos sempre mais spray do que necessário...

A cozinhar, sinto-me (e digo com orgulho) um cozinheiro acima da média, pelo menos dentro do género masculino. Já me aventurei por refeições bastante elaboradas e, regra geral, corre bem. Desde que estou solteiro, porém, cada vez menos faço refeições mais complicadas.

Agora, o meu calcanhar de aquiles é tratar da roupa!!! E, se passar a ferro foi algo que tive de aprender do zero e ir aperfeiçoando a técnica (e ainda estou muito longe de fazer um trabalho aceitável), lavar a roupa na máquina é uma ciência pela qual tenho muito respeito. Na prática, só sei isto: 

- Roupa clara vs roupa escura... com as dificuldades inerentes a uma tal decisão (azul é claro ou escuro? a partir de que tom uma peça passa a ser "escura"?);

- Colocar detergente e amaciador (não colocar perguntas... fazer!)

- 30º, roda o botão para a direita, "INICIAR", rezar...

Quanto ao tipo de tecido? Meus caros, nem vou por aí. Uma vez mudei as rotações para torcer ou lá o que é e nem vos conto... a máquina já vinha no meio da cozinha!!! E eu a pensar: "Maravilhas da tecnologia! Será que já lavou e agora vai para a varanda para estender??" Não ia... :((

Aquelas rodinhas não são intuitivas... e eu sei lá o que é lã e o que é sintético?? Eu já tenho de conhcer os plantéis de todos os clubes da 1ª Liga, saber diferenciar os diversos tipos de cerveja do mercado, etc... como posso ter espaço, agora, para aprender as diferenças entre os tecidos e entre os tons dos mesmos, as temperaturas a escolher...

.... prioridades, ok? ;)